Exercícios físicos combatem a insônia?

Na busca pelo fim das noites em claro, os insones buscam diversas soluções. As opções vão de hormônios a medicamentos controlados. Porém, será que não existe uma solução natural contra a falta de sono? Descubra hoje se exercícios físicos combatem a insônia.

É comum falar sobre os benefícios das atividades físicas, mas será que elas também ajudam a regular o sono? Entenda melhor sobre isso e veja por que praticar exercícios pode ser muito benéfico para você.

Diversas tentativas sem sucesso para combater a falta de sono

Cerca de 40% da população brasileira sofre com insônia. Isso é muito prejudicial porque uma noite em claro afeta todas as áreas da vida de uma pessoa. Ao estar cansada, é comum que ela fique mais desatenta, correndo o risco de acidentes e seja menos produtiva em suas tarefas diárias.

Todos precisam de um sono reparador e constante, assim é possível ter dias mais tranquilos e com disposição. A falta de sono ainda gera outros problemas graves como o estresse, a ansiedade e leva, até mesmo, à depressão.

Quem sofre com insônia costuma testar vários métodos farmacêuticos ou fitoterápicos. Eles não medem esforços na tentativa de recuperar uma boa noite de sono. Porém, muitas vezes o resultado não é o esperado, o que gera mais frustração.

Nessa busca por um remédio natural contra a insônia que realmente funciona, há soluções simples que passam despercebidas. Uma delas é a prática de atividades físicas. Sim! Superar a falta de sono pode ser algo mais fácil do que você imagina, entenda por quê.

A solução para combater a insônia pode ser simples

 

Uma pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) avaliou a relação entre a prática regular de atividades físicas com o combate à insônia. No estudo foram analisadas 3 modalidades de exercícios: caminhada moderada em esteira, caminhada intensa em esteira e musculação.

 

Os 36 voluntários que participaram sofriam com insônia crônica primária por quase 10 anos. Entre os participantes estavam homens e mulheres. O resultado da pesquisa foi surpreendente.

 

Os pesquisadores concluíram que os exercícios físicos, em diferentes intensidades, aumentaram 37% o tempo de sono noturno dos avaliados. Além disso, em 7% dos casos houve uma redução na ansiedade e 54% notou uma diminuição do tempo para chegar ao sono profundo.

 

Logo, de acordo com dados científicos, os exercícios físicos combatem a insônia. Essa afirmação pode fazer a diferença para muitas pessoas que sofrem com esse problema há muito tempo.

Relação dos exercícios físicos com o combate à insônia


A explicação para o resultado da pesquisa tem como base fatores diversos. Entre eles estão:

  • A melhora na eficiência endócrina (hormonal) que ajuda para atingir o sono mais rápido;
  • Contração e relaxamento muscular mais desenvolvidos, cooperando diretamente em um estado apropriado para adormecer;
  • A fadiga ocasionada pelo exercício físico auxilia para que o corpo possa atingir a sonolência com mais facilidade.

Agora que você sabe que exercícios físicos combatem a insônia, utilize essa tática a seu favor. Assim, será muito mais fácil ter noites tranquilas e com mais qualidade no ciclo do sono.

Uma alternativa complementar a prática de exercícios físicos é utilizar um suplemento natural contra a insônia. Ele não prejudica o organismo e nem traz efeitos colaterais, como os vistos em muitos medicamentos. Experimente e tenha uma ótima noite.

 

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