Como a meditação pode evitar crises de ansiedade?

De acordo com o estudo publicado na JAMA Internal Medicine, a meditação pode evitar crises de ansiedade, depressão e até mesmo dores para algumas pessoas. Os pesquisadores da Johns Hopkins University (EUA) analisaram 3515 participantes.

 

Segundo os estudiosos, houve uma melhora de 5 a 10% nos sintomas causados pela ansiedade. A comparação foi feita em relação aos grupos placebos. A pesquisa mostrou ainda que a meditação apresenta um impacto moderado para as pessoas ansiosas.

 

A prática feita na avaliação teve a duração de 30 a 40 minutos diariamente. Entenda mais sobre os efeitos da meditação para prevenir as crises de ansiedade.

Como a meditação pode evitar crises de ansiedade?

 

A ansiedade é gerada por uma grande preocupação com eventos futuros. O indivíduo ansioso sente o coração acelerado, a boca seca, tremores e outros sintomas físicos quando as crises surgem.

Porém, grande parte das pessoas passa por momentos de ansiedade, sem sofrer com todos os sintomas. Nos dois casos, a meditação pode ser uma grande aliada para superar esse período.

O objetivo das práticas meditativas é atrair a atenção para o momento presente. Isso pode ser feito de várias formas. Em geral, a técnica mais conhecida é a meditação em silêncio com foco na respiração, porém este não é o único tipo que existe.

Para evitar crises de ansiedade o praticante pode ouvir meditações guiadas, recitar mantras, fazer práticas de visualização, manter afirmações positivas e até mesmo observar atentamente o ambiente ao redor.

Sendo assim, a pessoa ansiosa consegue tirar o foco do problema que a aflige e voltar sua atenção para algo mais ameno. Por isso a meditação consegue acalmar a mente e induzir a um estado de relaxamento, oposto ao período das crises ansiosas.

Quais são os benefícios da meditação?

 

Ao separar 20 minutos diariamente para estar completamente presente é possível obter muitos benefícios. A meditação ajuda a reduzir o estresse, moldando a forma de pensar para que o praticante aja com mais calma durante as decisões importantes.

Separar um momento do dia apenas para manter o foco em si mesmo é um ato de autocuidado. Na vida urbana é comum ter muitas fases de nervosismo e pressão diárias. Isso acaba agravando o problema das crises de ansiedade. Dessa forma, é mais que necessário reservar um instante para desacelerar e relaxar.

Além dessas vantagens, a meditação pode ainda:

  • Ajudar no controle das emoções;
  • Melhorar a compreensão dos próprios sentimentos;
  • Auxiliar na plasticidade neuronal;
  • Aumentar a capacidade de foco;
  • Prevenir problemas cognitivos, como o Alzheimer;
  • Melhorar casos de hiperatividade.

 

Como você viu, a meditação pode evitar crises de ansiedade e ajudar a ter mais qualidade de vida. Ainda que ache 20 minutos um período muito longo, não tem problema. É possível começar a meditar por apenas 1 minuto.

Com a prática diária, você pode aumentar gradativamente a sua capacidade de manter o momento meditativo. Mais importante do que a duração é ter uma rotina constante para ver os benefícios da meditação.

Para potencializar o tratamento das crises de ansiedade, uma boa dica é utilizar um suplemento natural contra o estresse. Ele ajuda a regular o humor e traz a sensação de bem-estar para os seus dias. Além disso, diferentemente dos medicamentos farmacêuticos, o suplemento não tem efeitos adversos e não prejudica o organismo. Faça o teste!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *