5 exames essenciais para a saúde do homem

A partir dos 30 anos existem exames essenciais para a saúde do homem. Estar em dia com o seu check-up é a melhor maneira de evitar problemas graves. Uma doença quando diagnosticada no início pode ser tratada com muito mais facilidade.

Então, para permanecer saúdavel e preservar sua qualidade de vida, esteja atento aos 5 exames fundamentais para você manter seu bem-estar. Confira!

5 exames essenciais para a saúde do homem

 

Confira a lista de testes que devem ser realizados com frequência após os 30 anos. Cuidar da sua saúde é a melhor prova de amor que você pode dar para sua família. Então, visite seu médico e solicite as avaliações de rotina.

Homens a partir dos 30 anos

1. Exame de HIV

Ele deve ser feito de 2 em 2 anos para detectar a presença do Vírus da Imunodeficiência Humana. Em caso positivo, é importante repetir o teste para haver a confirmação.

2. Exame de glicose

Deve ser realizado a cada ano. O teste de glicose ajuda a identificar níveis desregulados antes que eles se agravem. Além da avaliação, é importante ter uma alimentação rica em legumes, frutas e fibras, o que reduz  em 60% as chances de desenvolvimento de diabetes

3. Exames de Triglicerídeos e Colesterol

Devem ser feitos anualmente. Esses testes fornecem o quadro geral da saúde do homem. Um nível alto de colesterol pode causar problemas cardíacos e até mesmo AVC. Em casos de histórico familiar ou má alimentação, é ainda mais importante respeitar a frequência dos exames.

Homens a partir dos 40 anos

4. Exame de pressão arterial

Esse exame deve ser realizado 1 vez por ano. Quando indicar uma leitura abaixo ou igual a 120/80 mmHg está normal. Porém, quando marcar acima de 140/90 mmHg é preciso ter mais atenção. Quando os índices estão sempre altos, indica um caso de hipertensão arterial. Esse problema pode evoluir para casos sérios, como: ataque cardíaco, insuficiência renal, AVC e arteriosclerose.

 

Homens a partir dos 50 anos

5. Colonoscopia

Deve ser feito uma vez a cada 5 ou 10 anos e quando solicitado pelo médico. Esse exame permite que o especialista em saúde possa analisar o revestimento interno do intestino grosso, além de parte do intestino delgado. Logo, ele avalia o reto, o íleo terminal e o cólon. Esse teste indica se há presença de tumores, úlceras, inflamações e demais alterações no órgão. A colonoscopia é um dos métodos mais utilizados para o rastreio do câncer de cólon ou reto.

Além desses 5 exames essenciais para a saúde do homem, há outras avaliações médicas que também são importantes como: exame ocular, teste de audição, IMC (índice de Massa Corpórea) e exame dental.

Na dúvida, visite o clínico geral e solicite o check-up anual de acordo com a sua idade. Estar com essas análises em dia é fundamental para permanecer com mais qualidade de vida, tanto para a sua tranquilidade, quanto para a da sua família. Lembre-se que qualquer problema com a sua saúde, seus filhos e familiares serão os primeiros a sofrer.

Achou o artigo importante? Então, não deixe de compartilhar com um amigo. Assim, vocês dois podem ficar com os exames de rotina atualizados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *